sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ORIGEM DO HALLOWEEN

ORIGEM DO HALLOWEEN

O comércio já está preparando os estoques e apostando no aumento das vendas de máscaras e fantasias horripilantes. Na maioria das creches , escolinhas de educação infantil, cursos de inglês e até mesmo na rede pública de ensino, o próximo dia 31 de Outubro será motivo de muita festa e diversão. Carnaval fora época ? Nada disso ! Trata-se do Halloween ou Dia das Bruxas, uma estranha tradição importada dos Estados Unidos e que tem se propagado entre os brasileiros. Entretanto, a maioria ignora a verdadeira origem desta festa literalmente macabra.

COMO TUDO COMEÇOU !

Pesquisadores descobriram que, há cerca de 2000 anos, na região onde hoje estão a Irlanda, o Reino Unido e o norte da França, habitava o povo Celta. Eles costumavam festejar o ano no dia 1º de Novembro, período em que um rigoroso inverno tomava conta da região, provocando muitas mortes. Por isso, a data marcava também o início da escuridão para os Celtas. Por essa razão, os sacerdotes – que eram chamados de druidas – celebravam o “Samhain”, um ritual que permitia que as almas dos mortos, em busca de alimentos, tomassem os corpos dos vivos.

Com vergonha de serem possuídas por estes espíritos malignos, as pessoas começaram a vestir máscaras e a usar roupas negras. Daí a origem das fantasias.

No século 17, o papa Bonifácio IV decretou que 1º de Novembro seria o Dia de Todos os Santos. Com isso, a noite de 31 de Outubro, a noite do Samhain passou ser a “All Hallows Eve” ou “Noite de Todos os Santos”. Com o passar do tempo, o nome foi sendo abreviado para “Hallo s Eve” ou “Halloween”. A tradição só foi incorporada à cultura americana em 1840, quando irlandeses que fugiam da fome em seu país, imigraram para os Estados Unidos.

Nenhum comentário: