quinta-feira, 5 de abril de 2012

DOUTRINA CRISTÃ DO PECADO (HAMARTIOLOGIA – Parte 2/3)

CONSEQÜÊNCIAS DIRETAS DO PECADO DE ADÃO, SOBRE SI PRÓPRIO

O pecado de Adão trouxe repentinamente graves conseqüências sobre si. Com o pecado de Adão, este morreu, Gênesis 2:17 e, depois dele, toda a sua descendência, Romanos 5:12, 17, 21, 6:23.

A morte de Adão aconteceu em dois aspectos, quais sejam:


MORTE FÍSICA.

MORTE ESPIRITUAL.


MORTE FÍSICA


A morte física ocorreu, em conseqüência do pecado. Esta morte, afetou a  constituição do  ser humano,  causando-lhe a separação entre o corpo e a alma, Gênesis 3:19; Eclesiastes 12:7.

Porém, de forma alguma queremos afirmar que se o homem não tivesse pecado, não haveria separação entre o corpo e a alma. Entretanto, no caso de haver tal separação, com certeza, não teria o caráter punitivo, como o tem nas atuais circunstâncias, punição que, naturalmente, proveio em conseqüência do pecado.


MORTE ESPIRITUAL

A morte espiritual é a separação entre o homem e DEUS.

A morte espiritual trouxe consigo alguns resultados, quais sejam:

PERDA DA SEMELHANÇA MORAL ENTRE O HOMEM E DEUS E

EXCLUSÃO DA PRESENÇA DE DEUS.


PERDA DA SEMELHANÇA MORAL ENTRE O HOMEM E DEUS.

Antes da queda do homem no pecado, este era semelhante a DEUS, tanto natural como moralmente, Gênesis 1:26-27. Após a queda, a semelhança moral entre o homem e DEUS ficou afetada, por isso, o homem deixou de ser, moralmente, semelhante a DEUS, Romanos 3:10−23. Consequentemente houve uma corrupção, ou perversão dos poderes do ser humano, quais sejam:

A INTELIGÊNCIA

A AFEIÇÃO

A VONTADE

Em virtude da perversão de todos os poderes e características do ser humano, todas as suas tendências pendem para o pecado, Gênesis 6:11-12; Salmos 14:1-3; Romanos 3:10-18. Assim sendo, o homem tornou-se mais para a sua carne e pecado do que para o espírito e comunhão com DEUS.

A EXCLUSÃO DA PRESENÇA DE DEUS.

O pecado trouxe ao homem, a exclusão da presença de DEUS, Gênesis 3:8, 23−24. Esta situação se reverte, pela REGENERAÇÃO individual do ser humano, operada por DEUS, em todo a pessoa humana que crê em JESUS CRISTO, como seu ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, 2ª Coríntios 5:17; Tito 3:4−7. Com a REGENERAÇÃO, a comunhão entre o homem e DEUS, é restabelecida, recebendo, aquele, a permissão de entrar na CIDADE SANTA pelas portas, como podemos ver em Apocalipse 22:14.





Fonte: Apostila sobre Doutrina Cristã do Pecado – Assembléia de Deus Ministério da Palavra - http://www.cursogenesiss.com.br/cursogenesis














Um comentário:

Wilderlan Sousa disse...

Ola, que postagem maravilhosa, vim aqui pra lhe da os parabens, ja estou seguindo seu blog.
Segue o meu de volta: http://blogwilderlansousa.blogspot.com desde ja agradeço! abraços...