Vínculo com a igreja:

Recado ao leitor:

Receba atualizações em seu e-mail!

Vídeo do mês:

jesusnafamilia no WhatsApp:

jesusnafamilia no WhatsApp:

sábado, 14 de abril de 2012

O PERIGO DAS TENTAÇÕES

Todo dia enfrentamos guerras espirituais. O encardido tenta trazer, brigas, contendas, desavenças, sofrimentos e outras situações terríveis para nossas vidas. É neste momento que temos de vigiar para não cair no laço do inimigo.


Vivemos hoje numa sociedade onde os valores estão cada vez mais distorcidos, o índice de violência cresce, a pornografia, o homossexualismo tornou-se algo comum, enfim, está ocorrendo uma banalização da imoralidade. Tudo isso depõe contra os princípios bíblicos e faz com que o cristão faça parte deste quadro de horror. É diante deste quadro que o cristão enfrenta um dos maiores gigantes em sua trajetória para a salvação. E esse gigante tem um nome:
TENTAÇÃO.


Muitos acreditam que as tentações e as provas com o mal vêm de Deus, isto é, que Deus traz o mal em nossa vida para nos tornar melhores. Porém eu vos digo: isto é mentira do diabo, pois o responsável por todas as tentações direta ou indiretamente não é Deus e sim o encardido.


Paulo estava preocupado que o Tentador tentasse os fieis da igreja dos tessalonicenses e que o trabalho que ele havia realizado tivesse sido inútil, pois sabia o perigo que eles corriam se não resistissem às investidas do inimigo. Ele conhecia a história dos judeus e sabia que o povo da promessa havia sucumbido a tentação ao ignorar seu comprometimento com Deus e isso se deu por causa da idolatria e da murmuração.


Este alerta serve para nós também, pois precisamos permanecer firmes e resistentes a todas tentações de imitar os desobedientes. Uma coisa é certa: os verdadeiros cristãos sempre terão lutas e vitórias, vitórias e mais lutas sem nunca desviar da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo.


Satanás não quer nos ver vitoriosos e por isso ele coloca em nossos caminhos armadilhas cujo propósito e nos prejudicar. Sempre foi assim e sempre será assim, quanto maior for nossas lutas maior será a nossa vitória. Mas só desfrutarão das vitórias aqueles que não se intimidar nem se acovardar diante das provas. Ele tenta, tenta, e quando vê que não vai dar certo as estratégias usadas ele dá meia volta e vai embora, fugindo de todos os que estão bem posicionados.


Uma coisa eu posso dizer a vocês: Satanás é previsível, isto é, ele tem usado as mesmas estratégias desde a criação do mundo. O seu agir é sempre o mesmo. Então como ele age?


O primeiro passo é identificar um desejo dentro de você. Esse desejo pode ser qualquer coisa. Então ele sugere que você realize esse desejo de forma errada. Essa estratégia ele usou com Cristo quando teve fome no deserto.


O segundo passo é faze você duvidar da Palavra de Deus. Foi o que ele fez com Eva no Éden. Ele tentou questionar as afirmações de Deus.


O terceiro passo é o engano. Ele tentará te enganar. Apesar de ser o pai da mentira Satanás não mente descaradamente, ele sempre emprega meias verdades. Foi essa a forma com que ele argumentou com Eva e com Cristo.


O quarto passo é a desobediência. A pessoa fica tão convencida com as mentiras do maligno que se entrega cegamente a prática do pecado justificando seu erro e muitas vezes levando outras pessoas a cometer o mesmo desatino. Lembre do que aconteceu com Eva e Adão.


Graças a Deus somos alertados todos os dias para não cairmos nas ciladas de Satanás. Porém, muitas pessoas são seduzidas sem perceber que estão se desviando dos caminhos de Cristo Jesus. A chave para vencer a tentação é saber de onde ela vem, pois qualquer que seja a tentação ela tem somente duas origens: o diabo, e nossos desejos.


No primeiro caso a Palavra é clara quando diz: Resisti ao diabo e ele fugirá de vós. A maneira mais eficiente de falar com o diabo não é com a boca e sim com os pés – fuja de todo desejo maligno – rompa com todo canal de tentação.


No segundo caso olhe para dentro de você: observe que você nasceu duas vezes. Primeiro você nasceu da terra (através de seus pais), depois você nasceu do céu. Esse segundo nascimento vem do Espírito Santo e da Semente que é a Palavra de Deus. Cristo nos disse que o nascido de Deus vence o mundo. A arma que vence o mundo é a nossa fé. Somente aquele que crê que Cristo Jesus é o filho de Deus vence o mundo. Lembre-se Jesus não resistiu ao diabo usando o seu poder miraculoso ou invocando uma revelação especial, antes Ele se manteve firme abraçado a Palavra de Deus.


Então se permitirmos que a Palavra de Deus habite em nós, seremos fortalecidos em nosso homem interior com poder suficiente para vencer o encardido e todas as suas tentações.


Lembro-me neste momento de uma história que vem bem a calhar com o que estamos pregando. Existia um senhor dono de uma grande propriedade (centenas de alqueires). Esse homem queria vender essa propriedade por uma ninharia. O valor era muito pequeno, mas tinha uma condição: que o comprador deixasse no meio da propriedade um alqueire no nome do antigo dono. Alguém comprou essa propriedade e depois do negocio fechado, documentos passados, o novo proprietário descobre que por força de lei ele tem de permitir que o antigo proprietário corte uma estrada através de sua propriedade para chegar a dele. Então sua grande propriedade é cortada ao meio pela estrada do antigo proprietário.


Isso acontece na vida de muitos convertidos com respeito as tentações. A pessoa sai das mãos de satanás e entra nas de Cristo só que deixa o inimigo continuar com um pedacinho no meio de seus corações. Então ele, o encardido, começa com um pequeno trilho, depois vira uma estrada e por fim uma pista dupla, até tomar posse de todo o coração da pessoa.


Não permita que isso aconteça com você. Lembre-se que o escape não nos é dado pela ausência de tentações. O escape só aparece através da resistência ao diabo e da persistência em permanecer nos caminhos de Cristo. Pois Ele é o escape que o Deus fiel provê para podermos vencer esse gigante chamado Tentação.


Amém.


Pastor:
Gilberto Pratas



Um comentário:

  1. A Paz do Senhor
    Fiz uma visita no blog do senhor e achei interessante. Estou me tornando seguidor de seu blog e gostaria que o irmão visitasse o meu blog também e torna-se seguidor dele. O meu blog possui estudos bíblicos e notícias religiosas que saem na imprensa. O irmão vai gostar. Deus abençoe.
    Rafael Carlos
    fidelidadeajesus.blogspot.com

    ResponderExcluir