terça-feira, 20 de novembro de 2012

Coração endurecido


 “A estultícia do homem perverte o seu caminho, mas é contra o Senhor que o seu coração se ira.” (Pv 19, 3)

“Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o seu coração cairá no mal.” (Pv 28, 14)
 
Era uma vez um homem que tinha um bicho de estimação diferente: um camundongo, que ele amava de todo o coração. Mas o camundongo adorava queijo. O homem guardava seu camundongo dentro de uma casinha, e dispensava a ele todo o cuidado e conforto que o coração de um camundongo pudesse desejar. O homem esculpiu uma portinha na parede para seu amiguinho, e dava liberdade para ele entrar e sair como lhe agradasse. E o homem lhe dava queijo de vez em quando, mas somente o suficiente para um regime equilibrado.
 
Mas o camundongo queria mais. Com o passar do tempo, o camundongo pensava mais e mais no queijo que tanto desejava. Finalmente não aguentou mais. Sem que ninguém percebesse, saiu de sua casinha e entrou no armário da cozinha, onde comeu um pouquinho de queijo. – Não é muito, ele falou para si mesmo. – Ninguém vai reparar. Mas o “pouquinho” de queijo logo se tornou uma boca cheia, e depois uma pata cheia, até que um dia, o camundongo comeu e comeu até não aguentar mais.
 
Foi então que ouviu um barulho, virou-se ... e viu Silvestre, o gato. – Porque o homem deixou-o entrar tão cedo ? O camundongo reclamou. Ele abandonou o queijo que estava saboreando, mas não sem pegar mais uma beliscada. De repente o gato o viu. Começou a correr para a sua casinha, com o gato logo atrás. Quando chegou à porta segundos antes do seu grande inimigo, descobriu que não conseguia mais passar por ela. Havia comido demais! Com um grito o camundongo xingou o homem por ter feito uma porta tão estreita. E Silvestre comeu o camundongo recheado de queijo, e viveu feliz para sempre.
 
 
 
 
Como esta fábula ilustra o que muitas vezes acontece no relacionamento entre o homem e Deus ? O coração endurecido vira suas costas para Deus e sua Palavra, e se destrói no processo, mas depois culpa o próprio Deus!  
 
 

Nenhum comentário: