sábado, 15 de junho de 2013

A importância do saber ouvir




 
A cada dia vivemos preocupados com os nossos afazeres que consomem grande parte das horas do dia. Acordamos e nossos pensamentos já estão voltados para o próximo dia e nesse corre-corre nos deparamos com pessoas que estão passando por problemas e necessitam de nossa atenção. O fato de vivermos nessa rotina acelerada nos inclina a ouvi-las sem a devida atenção que elas merecem.

Apesar de estarmos vivendo em plena era da globalização nunca se viu tanto o crescimento de pessoas solitárias. Pior do que se sentir só fisicamente é não ter com quem compartilhar as suas dores e não poder ter um par de ouvidos – aliás, bons ouvidos – para escutar as suas aflições. Por que cresce de forma assustadora o suicídio no mundo? Por que cresce o número de pessoas que estão sendo vencidas pelos os problemas? 

Porque somos capazes de falar e temos prazer nisso, porém falta-nos a capacidade de ouvir. Ouvir não é só “emprestar” os ouvidos, mas acima de tudo silenciarmos a própria alma e o nosso “eu” a ponto de buscarmos compreensão, respeito e dedicação à pessoa necessitada. Ouvir foge do contexto somente da audição e entra numa interpretação profunda de entender a linguagem corpórea do outro. Ainda que a pessoa fale pouco é possível notar se ela apresenta olhar triste, semblante caído, nervosismo, cabeça baixa e etc. 

Sendo assim, faz-se necessário estudar sobre o assunto e adquirir conhecimentos que venham a somar nessa importante tarefa. As pessoas estão carentes de pessoas que verdadeiramente saibam a real compreensão da importância do saber ouvir. A Bíblia nos orienta em Tiago 1:19 que um homem pronto para ouvir é aquele que é tardio para falar. Essa referência bíblica é um grande começo para aqueles que queiram ingressar nessa nobre missão: 


“A importância do saber ouvir”.  

Nenhum comentário: