sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Falar demais

A expressão “falar pelos cotovelos” significa falar de mais e provavelmente surgiu do costume que as pessoas muito falantes têm de tocar o interlocutor com o cotovelo a fim de chamar mais atenção. Quem fala demais acaba se tornando desinteressante e precisa cutucar as pessoas para ser ouvido. Será que Deus não criou o homem com dois ouvidos e apenas uma boca para que estivéssemos sempre prontos para ouvir, só falando quando necessário?


Vejamos o que diz Provérbios 20:18-20
 
“18 - Cada pensamento se confirma com conselho e com bons conselhos se faz a guerra.
19 - O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios.
20 - O que amaldiçoa seu pai ou sua mãe, apagar-se-á a sua lâmpada em negras trevas”.


Nesse texto aprendemos que é preciso evitar quem fala demais. Quem exagera no falar tem a tendência a não guardar segredos, dizer tudo que pensa emitir julgamentos a partir do que acredita ser verdade. Pessoas assim costumam falar da vida alheia: sobre os problemas, a vida amorosa e as brigas dos outros, e pensam saber tudo o que se passa ao seu redor. É preciso evitar essas pessoas – na próxima conversa elas falarão mal daqueles que a ouviram.

Além das fofocas, falar demais pode se evidenciar pela busca constante de controvérsias. Muitos acreditam que ser polêmico é mostrar inteligência e se envolvem em discussões tolas sobre assuntos inúteis. Em 1ª Timóteo 6:20b diz “Evite as conversas inúteis e profanas e as idéias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento”. O Apóstolo Paulo aconselha Timóteo a evitar esse tipo de conversa. Nossa fala deveria gerar conciliação!
 
As pessoas também falam demais quando estão iradas. Dizem qualquer coisa (até aquilo que nem pensam realmente) de forma agressiva e aumentam o problema. Nestes casos é preciso ter calma e falar somente quando as emoções estiverem controladas. Além de evitar quem fala demais, temos de ter cuidado no falar. Nossas palavras devem ser ditas com sabedoria e amor, visando aconselhar e encorajar os outros. É preciso ouvir antes de falar e aguardar até que o outro conclua seu pensamento. Faça isso se não quiser se tornar uma pessoa a ser evitada por falar demais.

 

Fonte: Pão Diário n.º 13/2010 – Direito reservado à Rádio Trans Mundial.   

Nenhum comentário: