terça-feira, 15 de maio de 2018

John Wesley na cidade de Bristol






A pregação de Wesley, além de salvacionista, passa pelo viés social. A cidade de Bristol, na Inglaterra, era um porto marítimo e em rápida expansão. Por volta de 1739, a população operária estava confinada em casas úmidas, em ruas escuras e estreitas.

Os serviços assistenciais da cidade faliram. As antigas e elegantes igrejas fracassaram em suprir as necessidades espirituais da população. Começaram a ocorrer distúrbios em protesto contra as precárias condições de vida. A igreja Anglicana proibia qualquer pregação fora do templo da igreja. John Wesley resolveu pregar aos pobres em grande aflição, uma mensagem de libertação, restauração e liberdade em Cristo. Reuniu-os em uma elevação, perto da cidade, cerca de três mil pessoas. Wesley começou a lutar por preços justos, por salários com os quais fosse possível viver, por ambientes saudáveis de trabalho. Questionou os postulados econômicos da sua época. Foi contra as guerras, a produção e o consumo de bebidas alcoólicas, contra o trabalho infantil, mas também contra a escravidão de africanos.

Nas praças de Londres, Bristol e Newcastlhe, o evangelho era oferecido ao público em pregações ao ar livre, para vinte e até trinta mil pessoas. George Whitifield também pregava com grande eloquência.



Fonte: F.Franklin, Gigantes da Fé – Editora Vida ano 2006, pág. 234.

Nenhum comentário: