quinta-feira, 7 de junho de 2018

Liderança: Talento sem caráter






Alguém que tem talento, mas possui falta em caráter, pode ser instável e duvidoso. Alguns possuem habilidade, mas não “disponibilidade”. Eles são talentosos, mas não podem contribuir com os seus dons de forma consistente. Nada é mais frustrante para pessoas envolvidas em um empreendimento conjunto – como uma empresa, um time de futebol profissional, uma equipe de filmagem, uma organização cívica ou um grupo de estudo acadêmico – do que lidar com alguém extremamente talentoso, porém inconfiável. Além disso, não poderão prever se esse indivíduo estará presente nas horas designadas para cumprir suas responsabilidades. Se ele não aparecer, seu empreendimento estará em jogo.

Talento sem caráter é como uma estrela cadente. Ela brilha por um momento, mas logo se vai. Às vezes, pessoas surgem no cenário público com um intelecto brilhante, uma personalidade reluzente e uma aparência deslumbrante. Aparentam ter todos os ingredientes certos para o sucesso. Mas, então, algum tempo depois – sejam duas semanas, um ano ou vários anos - , parecem sair de vista, e perguntamo-nos para onde foram. Descobrimos que esgotaram-se rapidamente devido a um problema de caráter que destruiu sua reputação e seu potencial.

Em contraste, caráter, é como o sol – ele brilha consistente e confiantemente. À noite, ilumina outra região do mundo, mesmo que não possamos ver. Em dias de céu nublado ou chuva, o sol ainda está brilhando em sua consistente posição no sistema solar. Pessoas de caráter possuem essas qualidades de consistência e confiabilidade. Consequentemente, tem um efeito positivo na vida daqueles que estão à sua volta.



Fonte: Livro “O poder do caráter na liderança”, autor: Myles Munroe – Editora: Central Gospel (páginas 105 e 106).

Nenhum comentário: