quarta-feira, 13 de março de 2013

Você está pronto para o batismo nas águas?


A Bíblia relata em Atos 8:26-40 o encontro de um eunuco etíope  com Cristo. Tratava-se de um homem de finanças  da Etiópia que regressava de Jerusalém, pois tinha ido até lá para a adoração a Deus. Esse homem é abordado por Filipe (Evangelista) em sua carroça e no final dessa abordagem (leia todo o contexto) Filipe o batiza nas águas.  O batismo bíblico registrado nas escrituras é o batismo por imersão, ou seja, o corpo do batizado é totalmente encoberto pela a água. O batismo é uma ordenança bíblica, portanto ordenado pelo o Senhor Jesus conforme em Mateus 28:19 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

Importante dizer que o rito tem o seu significado que é “união com Cristo”, pois agora é estar junto a Cristo em novidade de vida. Você sepulta nas águas a sua velha vida conforme registrado em Romanos 6:4 “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”.
 
 
Aspectos importantes sobre o batismo do Eunuco
 
Percebo que muitas pessoas encontram dificuldades em saber a hora correta para se batizar. Veja como ele estava pronto para se batizar (Atos 8:26-40) :





 
1º - v. 27 “... tinha ido a Jerusalém para adoração” - Você tem ido a igreja para adorar a Jesus?
 
2º - v. 28 “lia o profeta Isaías” - Qual é a sua relação com a Bíblia? Você a lê?
 
3º - v. 31a “Como podereis entender, se alguém me não ensinar?” - Você tem o desejo de conhecer a Bíblia?
 
4º - v.31b “E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.” -  O eunuco permitiu que um cristão se aproximasse dele. Quem são os seus amigos?
 
5º - v.35 “... lhe anunciou Jesus” - O seu coração está receptivo para as coisas do Reino?
 
6º - v.36 “Eis aqui a água; que impede que eu seja batizado?” - Você tem convicção do que quer?
 
7º - v. 37 “É licito, se crês de todo o coração” - Você já tem a verdade fincada em seu coração que Jesus é o Filho de Deus, o Cordeiro que tira o pecado do mundo? (João 1:29).
 
8º - v. 38 “... e o batizou” - Se batiza meu amigo (a) e vai ser feliz em nome de JESUS!


Anote aí


¨ É um sinal de conversão: Atos 2:38;
¨ É a demonstração pública do seu testemunho: Atos 16:30-34; e
¨ É precedido pelo reconhecimento e perdão dos pecados: Mateus 3:6.


Nenhum comentário: