quarta-feira, 15 de julho de 2015

Esboço Bíblico (1º Samuel 8:1-22)

Com a intenção de divulgar a Palavra de Deus na forma de pregação de modo a permitir acesso para os que gostam de pregar à sua Palavra, venho disponibilizar alguns esboços realizados por mim. Sei que os mesmos não serão copiados na íntegra, mas permitirão com a presença do Espírito Santo modificá-los e transformá-lo em outros esboços bíblicos. Paz. Amém!

-------------------------------

Pode alguém estar na presença de Deus e ainda sim realizar escolhas erradas na vida? – Sim, pode!

Leitura da Palavra em 1º Sm 8:1-22

- Esse contexto narra o fim de um período 300 anos – período de Juízes - Samuel estava com aproximadamente 60 anos de idade (1.043 a.C.). Samuel devido a sua idade constituiu os seus dois filhos (Joel e Abias) como juízes auxiliares em Berseba (cidade a 90 Km de Ramá).

- Os filhos de Samuel quando começaram a julgar não atentaram para o que estava escrito em Dt 16:19 que diz: “Não torcerás a justiça, não farás acepção de pessoas, nem tomarás suborno; porquanto o suborno cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos”. Os filhos de Samuel eram juízes corruptos e o povo insatisfeito com eles devido aos vários erros que estavam cometendo procuram Samuel para exigir a presença de um rei para governar em Israel.

Vamos ler: Dt 17:14-15
  • Quem é que iria escolher um rei para Israel? – Deus!
  • Quem é que iria determinar esse momento? – Deus!

Mas no v. 5 cap.8 de 1º Sm diz: “... constitui-nos, pois agora, um rei sobre nós, para que nos governe...”

Nesse ponto existe uma ação de escolha, porém uma escolha fora dos parâmetros de Deus!

Você já desejou uma coisa certa, mas razões erradas?
Suas idéias podem estar certas, mas os motivos não podem estar errados!

Pode alguém estar na presença de Deus e ainda sim realizar escolhas erradas na vida? – Sim, pode!

TEMA: ESCOLHAS ERRADAS. POR QUE EU AS FAÇO?

Os anciãos se reuniram e foram até Samuel com os seguintes argumentos:

v.5“Samuel você está velho e os teus filhos não andam nos caminhos do Senhor...”

1ª coisa: Porque não sabemos agir quando as coisas não estão dando certo!

Os pecados dos filhos de Samuel tornaram-se pretexto para Israel exigir um rei:

Não permita que os erros dos outros te inclinem a fazer escolhas erradas!

v.5“como o têm todas as nações”

Quando Israel entrou na terra prometida encontrou cidades dos cananeus que eram governados por reis. Israel então pensou: Se os ímpios possuem rei, nós também queremos ter!

2ª coisa: Porque quero me espelhar com o mundo!
(1º Pe 2:9) “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

Não sou eu que tenho que me espelhar com o mundo, mas o mundo é que tem que se espelhar em mim.

v.7“Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele ”

3ª coisa: Porque insisto numa coisa em que Deus não quer dar!

Sabe o que acontece quando insistimos em algo em que Deus não quer nos dá?
(Ler v.18)Vai ficar com uma batata quente em suas mãos!


v.8“Segundo todas as obras que fez desde o dia em que o tirei do Egito até hoje, pois a mim me deixou e a outros deuses serviu, assim também o faz a ti”.

4ª coisa: Porque servi a outros deuses é melhor que servi ao meu Deus.

Israel era dependente de Deus e caminhava na direção de Deus, porém permitiu que a história política influenciasse a sua história de comunhão com Deus.

5ª coisa: Porque permitimos que as coisas seculares afetem a minha comunhão com Deus – afetem a minha caminhada com Deus!



(Ler v.11 ao 17) – Deus traz todas as implicações que o povo passaria ter a partir do momento em que tivessem um rei.

6ª coisa: Porque estou disposto a pagar o preço mesmo que isso me custe caro!
Esse é o tipo de pensamento que o povo tem em relação a sua escolha: (ler v.19).

A pessoa tem o entendimento que não vai dar certo e mesmo assim continua a trilhar o caminho – coração endurecido!

O que você escolheu agora pode até estar dando certo como foi o início da trajetória de Saul – venceu os amonitas!

Mas no fundo você sabe que isso lá na frente vai te trazer problemas!


Final do v.20“... sair adiante de nós e fazer as nossas guerras”.

7ª coisa e última coisa: Para satisfazer os meus próprios desejos.


Assim para com Israel, em tantos casos o Senhor permite que a nossa obstinação tome o seu curso. Israel deveria ter colocado toda essa situação nas mãos de Deus e pedir a Deus que planejasse algo dentro da sua Vontade.

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA ESPERAR?

VOCÊ TEM CUIDADO DA SUA VIDA ESPIRITUAL EM QUANTO AGUARDA?

VOCÊ CONFIA NO DEUS QUE VOCÊ SERVE?


Salmos 37:5
Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará”.



Esboço, autor: Presbítero Marcello.

Nenhum comentário: