domingo, 24 de março de 2013

JEJUM: Perguntas e Respostas


A PALAVRA JEJUM – O QUE SIGNIFICA?

 Significa abstenção de alimentos por um determinado tempo. 

 JEJUM BÍBLICO – O QUE SIGNIFICA?

Significa abstenção de alimentos por um determinado tempo, porém com finalidades espirituais. Tal abstenção tem como referência o descrito em Lucas 4:2 onde é relatado que Jesus ao terminar o jejum de quarenta dias teve fome, pois não comeu coisa alguma. Repare que na passagem bíblica mencionada não relata que teve sede, e sim fome. Portanto recomenda-se bastante cautela quanto a jejum de água.

 QUAIS SÃO OS TIPOS DE JEJUM?

 JEJUM INVOLUTÁRIO – É ocasionado sem a vontade própria da pessoa. Como por exemplo: enfermo ou estado gripal (ocorre a falta de apetite).

 JEJUM VOLUNTÁRIO – É ocasionado com vontade expressa da pessoa. Temos como exemplo o jejum de Davi em 2º Samuel 12:22 "E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe o Senhor se compadecerá de mim, e viva a criança?"

 JEJUM PARCIAL – É aquele em que a pessoa fica restrita a alguns alimentos, porém outros não há restrições. Tal jejum é descrito em Daniel 10:3 “Manjar desejável não comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas”.

 Nota 1: Daniel se recusou a alimentar-se de comidas finas e usar óleos porque estes eram símbolos de festividade e regozijo das festas pagãs.

 Nota 2: O rei Belsazar foi neto de Nabucodonosor. Ele foi o último rei do novo Império Babilônico e como costume eram celebradas diversas festas pagãs. Foi morto após a conquista da Babilônia pelos os Persas.

 JEJUM ABSOLUTOÉ aquele em que é observado abstenção de alimentos e de água. Parece ser uma medida drástica para atender a uma emergência extrema. Em Ester 4:16 é relatado esse tipo de jejum: “Vai, e ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebeis por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço”. Após o encontro com Jesus, Paulo realizou também o jejum absoluto (Atos 9:9).

 JEJUM COLETIVO – Esse tipo de jejum era convocado em tempos de emergência de grupo ou da nação.

1- (Joel 2.15: “Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, proclamai um dia de proibição”).

2- (2ª Crônicas 20:1-4) Quando a nação se viu a frente de grande batalha, Josafá conclamou o povo a buscar a Deus com seriedade, e apregoou um jejum por algum tempo.

3- (Esdras 8:21) Esdras e o povo viajaram aproximadamente 1.440 km a pé. A viagem pelo o território perigoso e difícil durou cerca de quatro meses e ali foi apregoado em jejum junto ao rio Aava para buscar a direção de Deus.

se tipo de jejum era convocado em tempos de emerg
Nota 3: O jejum em grupo pode ser uma coisa maravilhosa e poderosa, contanto que haja um povo preparado e obediente. É de grande importância que todos estejam unânimes nessas questões. Igrejas ou grupos que enfrentam sérios problemas poderiam ser substancialmente beneficiados mediante oração e jejum de grupo unificado.

 ALGUMAS PASSAGENS BÍBLICAS DE JEJUM -ANTIGO TESTAMENTO

1- Neemias 9:1

2- Jeremias 36:6

3- Daniel 6:19

4- Daniel 9:3 e

5- Zacarias 8:19.

 PARA ONDE DEVE SER DIRECIONADO O NOSSO JEJUM?

"Fala a todo o povo desta terra e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, jejuastes vós para mim, mesmo para mim? (Zacarias 7:5)". Se o nosso jejum não for voltado para Deus estamos percorrendo um caminho enganoso e com o passar do tempo estaremos banalizando o propósito do jejum. É importante lembrar que as finalidades são espirituais.

Nota 4: Nos setenta anos anteriores (a.C. 518) o povo jejuara no mês de agosto a fim de lembrar-se da destruição de Jerusalém. Pelo fato desta cidade estar em reconstrução, vieram ao templo para perguntar se deveriam fazer este jejum anualmente. Deus não respondeu a esta pergunta diretamente. Em vez disso, disse-lhes que seus atos de justiça e misericórdia eram mais importantes do que seu jejum. O que Ele queria de seu povo era uma autêntica justiça em suas atitudes, e que cada um demonstrasse misericórdia e compaixão para com os fracos. Para entender melhor depois leia Zacarias 7:1-14.

 O QUE É MAIS IMPORTANTE? JEJUM OU CONDUTA?

 "Eis que, para contendas e debates, jejuais e para dardes punhadas impiamente..." Isaías 58:4a. Vamos ler Isaías 58:1-12.

Nota 5: Deus fala a um povo que realizava a adoração, o jejum e a ida ao templo como atos costumeiros e tinham esquecido da necessidade de terem um relacionamento vivo e real com Deus. Deus não queria uma aparente fidelidade, mantendo no coração pecados escondidos e não perdoados. A genuína compaixão pelos os oprimidos, pobres e indefesos é tão importante quanto à adoração e doutrina. Deus expressou o desejo de que o jejum vá além de nosso crescimento pessoal, e revele-se através de atos de bondade, caridade, justiça e generosidade. Bom seria se o povo tivesse uma boa conduta e adiciona-se o jejum voltado para Deus.

 NOVO TESTAMENTO – COMO JESUS TRATOU A QUESTÃO DO JEJUM?

 As primeiras palavras acerca do jejum ditas por Jesus Cristo enfatizam sobre o comportamento durante o jejum. Leia Mateus 6:16-18.

Nota 6: Jesus não estava condenando o jejum, mas a hipocrisia de jejuar para alcançar a aprovação pública. Os fariseus jejuavam voluntariamente duas vezes por semana, a fim de impressionar o povo por sua "santidade". Tal atitude era reconhecida pelas as pessoas, pois eles desfiguravam os seus rostos para propositalmente mostrar que estavam jejuando. Jesus recomendou que os atos de abnegação fossem feitos discreta e sinceramente. Ele queria que as pessoas adotassem disciplinas espirituais pelas razões certas, não pelo desejo orgulhoso de receber elogios. No versículo 17 Jesus ensina claramente sobre o proceder normalmente em sua rotina diária quando em jejum.

 POSSO IR A UM CULTO EM MINHA IGREJA ESTANDO EM JEJUM?

 Claro que sim! É uma experiência maravilhosa e que existe referência bíblica mencionando esse relato. Leia Lucas 2:36-37.

 EXISTE LIMITE DE IDADE PARA JEJUAR?

 Não. A passagem bíblica acima diz que Ana jejuava aos oitenta e quatro anos.

Nota 7: É importante mencionar que a qualidade de vida naquela época é bem diferente da qual vivemos hoje. Hoje, se envelhece com menos qualidade de vida. Atenção também deve ser dada a 3ª idade devido ao organismo não ter o mesmo vigor de saúde que um organismo mais jovem. Absorção de açúcar, vitaminas, cálcio... são fatores entre outros relevantes que devem ser analisados, ao ser praticado o jejum com a idade já avançada, pois o metabolismo é diferente.  

 ALGUMAS PASSAGENS BÍBLICAS DE JEJUM - NOVO TESTAMENTO


1- Mateus 9:14

2- Mateus 17:21

3- Marcos 2:18 e

4- 2º Corintios 6:5.

Com a finalidade de esclarecer algumas dúvidas em relação ao JEJUM  elaborei essa pesquisa bíblica trazendo perguntas e respostas. Certo de uma contribuição espiritual sadia, espero que seja acrescentado conhecimento para a sua vida em Jesus Cristo.

  (Oséias 4:6a “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento”)



Nenhum comentário: