(Sobre a Livre Graça)
Se (a eleição) fosse
assim, toda a pregação seria em vão. É necessária para os eleitos, porque com
ou sem ela, infalivelmente serão salvos. Portanto, a finalidade da pregação –
salvar as almas – é anulado em relação a
eles; e é inútil para aqueles que não tem sido eleitos, porque não há
possibilidade de serem salvos. Com ou sem pregação, eles serão infalivelmente
condenados...
Isto, então, é uma
clara prova de que a doutrina da predestinação não é uma doutrina de Deus, porque
anula as ordenanças de Deus; e Deus não pode dividir-se contra Si mesmo. A segunda
é que diretamente conduz a destruir essa santidade que é o final de todas as
ordenanças de Deus... A doutrina (da eleição) se inclina a eliminar a santidade
em geral, porque quita completamente esses primeiros motivos para segui-la... a
esperança da recompensa e o castigo futuros, a esperança do seu e o medo do
inferno.
João Wesley, Sermões.
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