segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Como recuperar a confiança no relacionamento depois de uma mentira

 


Agora você gostaria de ter de volta a confiança que seu cônjuge tinha em você, já que você percebe a falta de confiança. Ele mudou a forma de ser com você e não está se sentindo bem na relação. Muitos casais conseguem recuperar essa confiança que tinham entre si, no entanto é necessário saber que na maioria dos casos, dependendo da situação individual, requer tempo e esforço. A seguir, te mostramos como recuperar essa confiança no relacionamento depois de uma mentira:

Assuma sua responsabilidade: não culpe outras pessoas pelo que você fez, aja como adulto e assuma a responsabilidade de suas ações. Isto é algo que, por mais que a primeira vista não pareça, seu cônjuge vai receber de uma maneira mais positiva do que se você tentar culpar outros de suas próprias atitudes.

Melhore seu comportamento: se você deseja que seu cônjuge confie em você depois de uma mentira, observe quais aspectos de sua maneira de agir não estão contribuindo para que você recupere a confiança dele(a) e melhore-os ou mude-os. Por exemplo, se uma das atitudes que você toma no dia a dia é continuar se comportando exatamente igual e age como se nada tivesse acontecido, você pode mudar isso e fazer coisas na sua vida cotidiana que demonstrem mais atenção ao seu cônjuge, se envolver mais na relação, etc.

Demonstre que você é digno de confiança: demonstre com ações, e não apenas com palavras, que ele(a) pode confiar novamente em você e que você não voltará a trair sua confiança. Dependendo da situação e do tipo de relacionamento que você tem, realize ações que façam seu cônjuge se sentir seguro e sem desconfiança a seu lado.

Não diminua a importância do que você fez: se, por exemplo, no caso de infidelidade, seu cônjuge te diz o quando dói a sua traição, evite dizer coisas como: "vamos esquecer isso e fingir que não aconteceu", "não fale mais disso porque não tem importância", etc. e reconheça o que você fez e os sentimentos de seu cônjuge.

Não se coloque na defensiva: evite se colocar na defensiva quando seu cônjuge reclamar do acontecido, já que isso prolongará a discussão e não vai resolver nada.

Não exija que seu cônjuge volte a confiar em você: como falado anteriormente, a confiança requer tempo e paciência. A pior coisa que você pode fazer é se desesperar e começar a exigir dele(a) que volte a confiar em você, jogando na cara tudo o que você faz por ele(a). Lembre-se toda vez que pensar em fazer isso, que ao invés de ajudar, isso só vai fazer que os avanços que você conquistou sejam perdidos.

Melhore a comunicação com seu/sua namorado/a: se no momento atual ou desde antes do acontecido, a comunicação tem sido deficiente, será mais difícil para você recuperar a confiança. Portanto, ambos devem estar abertos ao diálogo e se expressar com respeito e sinceridade seus sentimentos a todo momento. Também é importante não deixar maus entendidos e esclarecer cada situação pela qual estão atravessando.


Fonte: https://br.psicologia-online.com/como-recuperar-a-confianca-no-relacionamento-632.html


Nenhum comentário: