Até meados do século XVII, todas as pessoas que confessavam o nome de
cristão aceitavam a Bíblia como totalmente verdadeira em todos os assuntos que
afirmava. Com a elevação da razão humana no Iluminismo, algumas pessoas
começaram a ter uma opinião mais cética a respeito de textos anteriormente
sagrados. Algumas pessoas começaram a julgar a revelação (ou seja, a Bíblia)
com fundamento em sua própria razão humana, rejeitando e criticando várias
porções da Escritura baseadas no que parecia ser razoável ou provável para
elas. Muitos desses críticos queriam manter alguma conexão com a igreja cristã,
enquanto, ao mesmo tempo, tornavam-se os árbitros decisivos da verdade. É claro
que o testemunho histórico da igreja sobre a veracidade total da Escritura tem continuado
apesar dos desafios, mas os críticos da verdade ainda são vistos até hoje.
Nos últimos
50 anos, devido ao crescente debate cristão sobre a verdade da Escritura,
desenvolveu-se um vocabulário para resumir várias afirmações sobre a veracidade
da Bíblia. Em seguida, apresentamos alguns dos termos regularmente usados:
Inerrante/Inerrância
A doutrina da inerrância, ou a afirmação de que as Escrituras são
inerrantes, significa que a Bíblia é completamente verdadeira em todas as
coisas que os autores bíblicos dizem — ou em detalhes geográficos, ou
cronológicos, ou teológicos. Defensores da inerrância sustentam o ponto de
vista verbal da inspiração. Ou seja, embora os autores humanos da Escritura
tenham sido redatores pensantes, Deus superintendeu de tal modo o processo de
escrita que cada palavra escrita estava de acordo com a vontade dele. As
palavras foram divinamente guardadas de qualquer erro. Wayne Grudem oferece
esta definição proveitosa de inerrância: “A inerrância da Escritura significa
que nos originais a Escritura não afirma qualquer coisa que seja contrária aos
fatos”. De modo semelhante, Kenneth Kantzer escreve: “Em palavras simples…
a inerrância afirma que a Bíblia nos diz a verdade e nunca nos diz o que não é
verdade”.
Infalível/Infalibilidade
De acordo com os dicionários modernos, infalível também significa
“incapaz de erro”.Entretanto, a palavra tem assumido conotações mais restritas
nos debates atuais sobre a Bíblia. Afirmar que as Escrituras são infalíveis
significa dizer que são isentas de erro nas questões de teologia e fé. Essa
opinião, às vezes, também é chamada inerrância limitada. Defensores da
inerrância plena afirmam que as Escrituras são infalíveis, mas nem todas as
pessoas que afirmam a infalibilidade da Bíblia afirmam também a inerrância
plena. A palavra infalível é mais fraca em conotação e não inclui em si a
afirmação de que a Bíblia é livre de todo erro (intencional ou não intencional,
teológico ou não teológico). Aqueles que são menos familiarizados com as
conotações restritas da palavra infalível podem usá-la inconscientemente como
sinônimo de inerrante.
Inspirada/Inspiração
Afirmar a Bíblia como divinamente inspirada significa afirmar que Deus
estava, de algum modo, por trás de sua escrita. Sem esclarecimento adicional,
essa afirmação é mais ambígua que os termos anteriores. Alguns que afirmam a
Bíblia como inspirada também diriam que documentos não bíblicos são inspirados
ou que Deus continua a inspirar pessoas da mesma maneira hoje. Defensores da
inerrância afirmam que a Bíblia é inspirada de maneira singular, verbal e
plenária (“cada palavra por completo”).
Neo-ortodoxo/Neo-ortodoxia
“Neo-ortodoxia” significa, literalmente, “nova ortodoxia”; é uma
palavra usada para descrever um movimento teológico dos anos 1920 até os anos
1960. Os eruditos neo-ortodoxos costumam afirmar que Deus se revelou na
história por meio de atos poderosos, mas que seres humanos falíveis registraram
esses atos imperfeitamente. De acordo com os teólogos neo-ortodoxos, esses
escritos se tornam a Palavra de Deus quando são proclamados de novo e as
pessoas têm um encontro existencial com o Deus vivo. Embora a neo-ortodoxia não
seja mais um movimento reconhecível, as obras de teólogos neo-ortodoxos (como
Karl Barth, Emil Brunner) continuam a exercer influência.
Confiável/Verdadeira/Autoritária
Às vezes, alguns críticos acusam que palavras como inerrante e
infalível não se encontram na Escritura e se focalizam erroneamente em negação
(ou seja, nenhum erro). Não seria melhor, perguntam eles, usar termos positivos
como confiável, verdadeira, autoritária? Embora essas afirmações positivas
sejam benéficas, o debate moderno sobre a Escritura demanda a precisão de
palavras como inerrante (bem como os comentários explicativos sobre o que
inerrante significa e não significa). Um vislumbre na história da teologia
cristã mostra que novos termos e qualificações são exigidos para se combater o
erro teológico.
Fonte: https://ministeriofiel.com.br/artigos/a-biblia-contem-erros/
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