PREÂMBULO
A fim de que possamos preservar a herança dada por
nosso Deus, a fé uma vez entregue aos santos, especialmente a doutrina e a
experiência da inteira santificação como uma segunda obra da graça, e também
que podemos cooperar eficazmente com outros ramos da Igreja de Jesus Cristo no
avanço do Reino de Deus, nós, os ministros e membros leigos da Igreja do
Nazareno, em conformidade com os princípios da legislação constitucional
estabelecida entre nós, por meio deste ordenar, adotar e apresentado como a lei
fundamental ou Constituição da Igreja do Nazareno os artigos de Fé, o Pacto de
Caráter cristão e os artigos de Organização e Governo seguintes, a saber:
ARTIGOS DE FÉ
1. Cremos em um só eternamente existente, Deus
infinito, Soberano Criador e Sustentador do universo; que somente Ele é Deus,
santos na natureza, atributos e propósitos. O Deus que é santo amor e luz é
trino no Seu ser, revelado como Pai, Filho e Espírito Santo.
(Gênesis
1; Levítico 19:2; Deuteronômio 6:4-5; Isaías 5:16, 6: 1-7; 40: 18-31; Mateus 3:
16-17; 28: 19-20; João 14:6 -27;1 Coríntios 8:6;2 Coríntios 13:14, Gálatas
4:4-6; Efésios 2:13-18; 1 João 1;5; 4 8).
2. Nós acreditamos em Jesus Cristo, a Segunda
Pessoa da Santíssima Trindade; que Ele é eternamente um com o Pai; que encarnou
pelo Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria, para que duas naturezas perfeitas
e completas, ou seja, a divindade e a humanidade se uniram em uma Pessoa,
verdadeiro Deus e verdadeiro homem, o Deus-homem.
Nós acreditamos que Jesus Cristo morreu pelos
nossos pecados, e que Ele verdadeiramente ressuscitou dos mortos e tomou de
novo o Seu corpo, juntamente com tudo o que pertence à perfeição da natureza
humana, e com isto subiu ao céu, onde Se ocupa em interceder por nós.
(Mateus
1:20-25; 16:15-16; Lucas 1:26-35; João 1:1-18; Atos 2:22-36; Romanos 8:
3,32-34; Gálatas 4:4-5 ; Filipenses 2:5-11; Colossenses 1:12-22; 1 Timóteo
6:14-16; Hebreus 1: 1-5; 7:22-28; 9:24-28; 1 João 1:1-3; 4: 2-3,15)
3. Cremos no Espírito Santo, a Terceira Pessoa da
Santíssima Trindade, que Ele está sempre presente e operando eficientemente
dentro e com a Igreja de Cristo, convencendo o mundo do pecado, regenerando
aqueles que se arrependem e creem, santificando os crentes e guiando em toda a
verdade como ela é em Jesus.
(João
7:39;14: 15-18, 26; 16:7-15; Atos 2:33; 15:8-9; Romanos 8:1-27; Gálatas 3:1-14;
4: 6; Efésios 3:14-21; 1 Tessalonicenses 4:7-8; 2 Tessalonicenses 2:13; 1 Pedro
1:2; 1 João 3:24; 4:13).
4. Cremos na inspiração plena das Escrituras
Sagradas, pelas quais entendemos os 66 livros do Antigo e Novo Testamentos,
dadas por inspiração divina, revelando sem erros a vontade de Deus a nosso
respeito em todas as coisas necessárias para nossa salvação, de modo que tudo o
que não se encontra nelas não pode ser imposto como um artigo de fé.
(Lucas
24:44-47; João 10:35; 1 Coríntios 15:3-4; 2 Timóteo 3:15-17; 1 Pedro 1: 10-12;2
Pedro 1:20-21).
5. Cremos que o pecado veio ao mundo através da
desobediência dos nossos primeiros pais, e pelo pecado a morte. Cremos que o
pecado é de dois tipos: o pecado original ou depravação, e pecado atual ou
pessoal.
5.1. Cremos que o pecado original, ou depravação,
é aquela corrupção da natureza de todos os filhos de Adão pela qual o homem
está muito longe da retidão original, ou o estado de pureza dos nossos
primeiros pais no momento da sua criação, é avesso a Deus, não tem vida
espiritual e é inclinado para o mal, e isto continuamente. Acreditamos ainda
que o pecado original continua a existir com a nova vida do regenerado, até que
o coração está completamente purificados pelo batismo com o Espírito Santo.
5.2. Cremos que o pecado original difere do pecado
atual, em que constitui uma propensão herdada para o pecado atual, pela qual
ninguém é responsável até o remédio divinamente providenciado é negligenciado
ou rejeitado.
5.3. Cremos que o pecado atual ou pessoal
constitui uma violação voluntária da vontade conhecida de Deus por uma pessoa
moralmente responsável. É, portanto, não devem ser confundido com deficiências
involuntárias e inescapáveis, enfermidades, faltas, erros, falhas ou outros
desvios de um padrão de perfeita conduta, que são os efeitos residuais da
queda. No entanto, tais efeitos inocentes não incluem atitudes ou respostas
contrárias ao espírito de Cristo, o que pode ser chamado propriamente pecados
do espírito. Cremos que o pecado pessoal é, primária e essencialmente, uma
violação da lei do amor; e que, em relação a Cristo, pecado pode ser definido
como descrença.
(Pecado
original: Gênesis 3,6:5; Jo 15:14, Salmo 51:5; Jeremias 17:9-10; Marcos
7:21-23; Romanos 1:18-25; 5:12-14; 7:1-8: 9; 1 Coríntios 3:1-4, Gálatas 5:16-25;
1 João 1: 7-8 pecado pessoal: Mateus 22: 36-40 {com 1 João 3: 4}; João 8:34-36;
16:8-9; Romanos 3:23; 6: 15-23; 8: 18-24; 14:23; 1 João 1: 9-2: 4; 3: 7-10).
6. Nós acreditamos que Jesus Cristo, pelos Seus
sofrimentos, pelo derramamento de Seu próprio sangue e pela Sua morte na Cruz,
fez uma expiação completa para todo o pecado humano; e que esta Expiação é a
única base de salvação, e que é suficiente para cada indivíduo da raça de Adão.
A Expiação é benignamente eficaz para a salvação daqueles incapazes de
responsabilidade moral e para as crianças na inocência, mas somente é eficaz
para a salvação daqueles que chegam à idade da responsabilidade, quando se
arrependem e creem.
(Isaías
53:5-6, 11; Marcos 10:45; Lucas 24:46-48; João 1:29; 3:14-17; Atos 4:10-12;
Romanos 3:21-26; 4:17 -25; 5:6-21; 1 Coríntios 6:20, 2 Coríntios 5: 14-21;
Gálatas 1:3-4; 3:13-14; Colossenses 1:19-23; 1 Timóteo 2:3-6 ; Tito 2:11-14;
Hebreus 2:9; 9:11-14; 13:12; 1 Pedro 1:18-21; 2:19-25; 1 João 2:1-2).
7. Acreditamos que a criação da raça humana à
imagem de Deus a capacidade de escolher entre o certo e o errado, e que, assim,
seres humanos foram feitos moralmente responsáveis; que, através da queda de
Adão se tornaram depravados, de modo que não pode agora virar e preparar-se por
sua própria força natural e trabalha para a fé e a comunhão com Deus. Mas
também acreditamos que a graça de Deus por meio de Jesus Cristo é dada
gratuitamente a todas as pessoas, capacitando todos os que queiram converter-se
do pecado para a retidão, a crer em Jesus Cristo, para perdão e purificação do
pecado, e a praticar boas obras agradáveis e aceitáveis à Sua vista.
Nós acreditamos que todas as pessoas, ainda que
possuam a experiência de regeneração e inteira santificação, pode cair da
graça, apostatar e, a menos que se arrependam dos seus pecados, ser
irremediavelmente e eternamente perdidos.
(Imagem
de Deus e a responsabilidade moral: Gênesis 1:26-27; 2:16-17; Deuteronômio 28:
1-2;30:19; Salmo 8: 3-5, Isaías 1: 8-10; Jeremias 31:29-30; Ezequiel 18:1-4;
Miquéias 6:8; Romanos 1:19-20; 2:1-16; 14:7-12; Gálatas 6:7-8 incapacidade
natural: Jó 14:4; 15:14; Salmos 14:1-4; 51: 5; João 3: 6-A; Romanos 3:10-12;
5:12-14, 20a; 7:14-25 livre graça e obras de fé: Ezequiel 18:25-26; João
1:12-13; 3:6b; Atos 05:31; Romanos 5:6-8, 18; 6: 15-16, 23; 10:6-8; 11:22; 1
Coríntios 2:9-14; 10:1-12; 2 Coríntios 5:18-19; Gálatas 5:6; Efésios 2:8-10;
Filipenses 2:12-13; Colossenses 1:21-23; 2 Timóteo 4:10a; Tito 2:11-14; Hebreus
2:1-3; 3:12-15; 6:4-6; 10:26-31; James 2:18-22; 2 Pedro 1:10-11; 2: 20-22).
8. Cremos que o arrependimento, que é uma sincera
e completa mudança da mente em relação ao pecado, incluindo o sentimento de
culpa pessoal e um afastamento voluntário do pecado, é exigido de todos os que,
por ato ou pecadores finalidade tornar-se contra Deus . O Espírito de Deus dá a
todos os que se arrependerem a ajuda benigna da penitência do coração ea
esperança da misericórdia, para que possam crer para o perdão e a vida
espiritual.
(2
Crônicas 7:14; Salmos 32:5-6; 51:1-17; Isaías 55:6-7; Jeremias 3:12-14; Ezequiel
18: 30-32; 33:14-16; Marcos 1:14-15; Lucas 3:1-14; 13:1-5; 18:9-14; Atos 2:38;
3:19; 05:31; 17:30-31; 26:16-18; Romanos 2:4; 2 Coríntios 7:8-11; 1
Tessalonicenses 1:9; 2 Pedro 3:9).
9. Cremos que a justificação é o ato gracioso e
judicial de Deus pelo qual Ele concede perdão completo de toda a culpa e
liberação completa da penalidade dos pecados cometidos, e aceitação como justo,
para todos os que crêem em Jesus Cristo e recebê-Lo como Senhor e Salvador.
9.1. Acreditamos que a regeneração, ou o novo
nascimento, é aquela obra da graça de Deus pela qual a natureza moral do
arrependido que é vivificada espiritualmente, recebendo uma vida distintamente
espiritual, capaz de fé, amor e obediência.
9.2. Cremos que a adoção é aquele ato gracioso de
Deus pelo qual o crente justificado e regenerado se constitui um filho de Deus.
9.3. Cremos que a justificação, a regeneração e a
adoção são simultâneas na experiência daqueles que buscam a Deus e são obtidas
na condição de fé, precedida pelo arrependimento; e que, para este trabalho e
estado de graça o Espírito Santo testifica.
(Lucas
18:14; João 1:12-13; 3:3-8; 05:24; Atos 13:39; Romanos 1:17; 3: 21-26, 28; 4:5-9,
17-25 ; 5:1, 16-19; 6:4; 7:6; 8:1, 15-17; 1 Coríntios 1:30; 6:11; 2 Coríntios
5:17-21; Gálatas 2:16-21; 3:1-14, 26; 4:4-7; Efésios 1: 6-7; 2: 1, 4-5;
Filipenses 3:3-9, Colossenses 2:13, Tito 3:4-7; 1 Pedro 1.23; 1 João 1:9, 3:
1-2, 9, 4: 7; 5:1, 9-13, 18).
10. Acreditamos que a santificação é a obra de
Deus que transforma os crentes à semelhança de Cristo. É operada pela graça de
Deus através do Espírito Santo na santificação inicial, ou regeneração
(simultânea com a justificação), a inteira santificação, e continuou o trabalho
aperfeiçoamento do Espírito Santo culminando na glorificação. Na glorificação
estamos totalmente conformes à imagem do Filho.
Cremos que a inteira santificação é aquele ato de
Deus, subsequente à regeneração, pela qual os crentes são libertados do pecado
original, ou depravação, e levados a um estado de inteira devoção a Deus e à
santa obediência do amor tornado perfeito.
É operada pelo batismo com ou enchimento do Espírito
Santo, e numa só experiência, a purificação do coração do pecado e da
permanente presença íntima do Espírito Santo, dando ao crente poder para a vida
e serviço. A inteira santificação é garantida pelo sangue de Jesus, realiza-se
instantaneamente pela graça mediante a fé, precedida pela inteira consagração;
e desta obra e estado de graça o Espírito Santo testifica.
Esta experiência é também conhecida por vários
termos que representam diferentes aspectos, tais como a "perfeição
cristã", "amor perfeito", "pureza do coração",
"batismo com ou enchimento do Espírito Santo", "plenitude da
bênção" e "santidade cristã".
10.1. Nós acreditamos que há uma distinção bem
definida entre um coração puro e um caráter maduro. O primeiro é obtido
instantaneamente, o resultado da inteira santificação; o último é o resultado
do crescimento na graça.
Acreditamos que a graça da inteira santificação
inclui o impulso divino para crescer na graça como um discípulo de Cristo. No
entanto, este impulso deve ser conscientemente alimentado e cuidado a atenção
dada aos requisitos e processos de desenvolvimento espiritual e melhoria na
semelhança de Cristo de caráter e personalidade. Sem tal esforço intencional, o
testemunho do crente pode ser prejudicada ea graça em si frustrado e, finalmente,
perdeu.
Participar dos meios da graça, especialmente a
comunhão, disciplinas, e os sacramentos da Igreja, crentes a crescer na graça e
no amor incondicional a Deus e ao próximo.
(Jeremias
31:31-34; Ez 36:25-27; Malaquias 3:2-3; Mateus 3:11-12; Lc 3: 16-17; João 7:
37-39; 14:15-23; 17: 6-20; Atos 1:5; 2:1-4; 15: 8-9; Romanos 6:11-13, 19; 8:
1-4, 8-14; 12: 1-2; 2 Coríntios 6 :14-7:1; Gálatas 2:20; 5: 16-25; Efésios
3:14-21; 5:17-18, 25-27; Filipenses 3:10-15; Colossenses 3:1-17; 1
Tessalonicenses 5:23-24; Hebreus 4:9-11; 10: 10-17; 12: 1-2; 13:12; 1 João 1:7,
9).
(
"Perfeição cristã", "perfeito amor": Deuteronômio 30:6;
Mateus 5:43-48; 22:37-40; Romanos 12:9-21; 13: 8-10; 1 Coríntios 13; Filipenses
3:10 -15; Hebreus 6:1; 1 João 4: 17-18 "Pureza do coração": Mateus
5:8; Atos 15:8-9; 1 Pedro 1:22; 1 João 3:3 "Batismo com o Espírito
Santo": Jeremias 31:31-34; Ezequiel 36:25-27; Malaquias 3:2-3; Mateus 3:
11-12; Lucas 3:16-17; Atos 1:5; 2:1-4; 15:8-9 "Plenitude da bênção":
Romanos 15:29 "santidade cristã": Mateus 5:1-7: 29; João 15:1-11;
Romanos 12: 1-15:3; 2 Coríntios 7:1; Efésios 4:17-5: 20; Filipenses 1:9-11; 3:
12-15; Colossenses 2:20-3: 17; 1 Tessalonicenses 3:13; 4: 7-8; 05:23; 2 Timóteo
2:19-22; Hebreus 10:19-25; 00:14; 13: 20-21; 1 Pedro 1: 15-16; 2 Pedro 1: 1-11;
03:18).
11. Cremos na Igreja, a comunidade que confessa a
Jesus Cristo como Senhor, o povo da aliança de Deus feito novo em Cristo, o
Corpo de Cristo chamado e congregado pelo Espírito Santo através da Palavra. Deus
chama a Igreja a exprimir a sua vida na unidade e na comunhão do Espírito; na
adoração através da pregação da Palavra, na observação dos sacramentos e no ministério
em seu nome; pela obediência a Cristo, uma vida santa e responsabilidade mútua.
A missão da Igreja no mundo é a de participar no
ministério redentor e reconciliador de Cristo no poder do Espírito. A Igreja
cumpre a sua missão fazendo discípulos através do evangelismo, educação,
mostrando compaixão, trabalhando para a justiça, e dando testemunho do reino de
Deus.
A Igreja é uma realidade histórica que se organiza
em moldes culturalmente condicionados, existe tanto quanto congregação local
como um corpo universal, e também separa pessoas chamadas por Deus para
ministérios específicos. Deus chama a Igreja para viver sob a Sua orientação em
antecipação a consumação na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.
(Êxodo
19:3; Jeremias 31:33, Mateus 08:11; 10:7; 16: 13-19, 24; 18: 15-20; 28: 19-20;
João 17:14-26; 20:21-23; Atos 1:7-8; 2:32-47; 6:1-2; 13:1; 14:23; Romanos
2:28-29; 4:16; 10:9-15; 11:13 -32; 12:1-8; 15: 1-3; 1 Coríntios 3:5-9; 07:17; 11:
1, 17-33; 12: 3, 12-31; 14:26-40; 2 Corinthians 5:11-6: 1; Gálatas 5:6, 13-14;
6: 1-5, 15; Efésios 4:1-17; 5:25-27; Filipenses 2:1-16; 1 Tessalonicenses 4:1-12;
1 Timóteo 4:13; Hebreus 10: 19-25; 1 Pedro 1: 1-2, 13; 2: 4-12, 21; 4: 1-2,
10-11; 1 João 4:17 ; Jude 24; Apocalipse 5: 9-10).
12. Cremos que o batismo cristão, ordenado pelo
nosso Senhor, é um que significa a aceitação sacramento dos benefícios da
expiação de Jesus Cristo, para ser administrado aos crentes e é declarativo da
sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador, e pleno propósito de obediência em
santidade e justiça. Sendo o batismo símbolo da nova aliança, as crianças
poderão ser batizadas mediante solicitação dos pais ou responsáveis, que deve
dar garantia para eles o necessário ensino cristão. O batismo pode ser
administrado por aspersão, derramamento ou imersão, de acordo com a escolha do
candidato.
(Mateus
3:1-7; 28:16-20; Atos 2:37-41; 8:35-39; 10:44-48; 16:29-34; 19:1-6; Romanos 6:
3- 4; Gálatas 3:26-28; Colossenses 2:12; 1 Pedro 3:18-22).
13. Cremos que o Memorial e de Comunhão Ceia
instituída por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é essencialmente um
sacramento do Novo Testamento declarativo da morte sacrificial, através dos
méritos de que os crentes têm vida e salvação e promessa de todas as bênçãos
espirituais em Cristo. É distintivamente para aqueles que estão preparados para
uma reverente apreciação do seu significado e por meio dela anunciam
publicamente a morte do Senhor, até que Ele venha novamente. Sendo esta a festa
da Comunhão, somente aqueles que têm fé em Cristo e amor pelos irmãos devem ser
convidados a participar dela.
(Êxodo
12:1-14; Mateus 26:26-29; Marcos 14:22-25; Lucas 22:17-20; João 6:28-58; 1
Coríntios 10:14-21; 11:23-32).
14. Cremos na doutrina bíblica da cura divina e
exortamos o nosso povo para oferecer a oração da fé para a cura dos doentes.
Nós também acreditamos que Deus cura através de recursos da ciência médica.
(2 Reis
5:1-19; Salmo 103:1-5; Mateus 4:23-24; 9:18-35; João 4:46-54; Atos 5:12-16; 9:
32-42; 14 : 8-15; 1 Coríntios 12:4-11; 2 Coríntios 12:7-10; James 5:13-16).
15. Cremos que o Senhor Jesus Cristo virá
novamente; que nós que estamos vivos na Sua vinda, não precederemos os que
dormem em Cristo Jesus; mas que, se permanecermos n'Ele, seremos arrebatados
com os santos ressuscitados para encontrarmos o Senhor nos ares, de modo que
estaremos para sempre com o Senhor.
(Mateus
25:31-46; João 14:1-3; Atos 1:9-11; Filipenses 3:20-21; 1 Tessalonicenses
4:13-18; Tito 2:11-14; Hebreus 9:26-28 ; 2 Pedro 3:3-15; Apocalipse 1:7-8; 22:
7-20).
16. Nós cremos na ressurreição dos mortos, que
tanto os corpos dos justos e dos injustos serão ressuscitados e unidos com seus
espíritos - "os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os
que tiverem praticado o mal, para a ressurreição da condenação”.
16.1. Cremos no juízo futuro no qual cada pessoa
terá de comparecer diante de Deus para ser julgado de acordo com os seus feitos
nesta vida.
16.2. Acreditamos que a vida gloriosa e eterna é
assegurada a todos aqueles que creem em e segue obedientemente, Jesus Cristo,
nosso Senhor; e que finalmente o impenitente sofrerão eternamente no inferno.
(Gênesis
18:25; 1 Samuel 02:10; Sl 50: 6; Isaías 26:19; Daniel 12: 2-3; Mateus 25:31-46;
Marcos 9:43-48; Lucas 16:19-31; 20:27-38; João 3:16-18; 5:25-29; 11:21-27; Atos
17:30-31; Romanos 2:1-16; 14:7-12; 1 Coríntios 15:12 -58; 2 Coríntios 5:10; 2
Tessalonicenses 1: 5-10; Apocalipse 20: 11-15; 22: 1-15).
(1) As
referências bíblicas apoiam os Artigos de Fé e foram colocados aqui pela ação
da Assembléia Geral 1976, mas não devem ser considerada parte do texto
constitucional.
(2) mudanças
constitucionais adotadas pela Assembléia Geral 2013 estão em processo de
ratificação pelas assembleias distritais no momento da impressão. Onde estão
sendo feitas mudanças, as palavras em itálico são novas palavras e palavras
entre parênteses [] são palavras que estão sendo excluídos.
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