domingo, 25 de dezembro de 2016

Artigos de Fé da Igreja do Nazareno


 

 

 

PREÂMBULO


A fim de que possamos preservar a herança dada por nosso Deus, a fé uma vez entregue aos santos, especialmente a doutrina e a experiência da inteira santificação como uma segunda obra da graça, e também que podemos cooperar eficazmente com outros ramos da Igreja de Jesus Cristo no avanço do Reino de Deus, nós, os ministros e membros leigos da Igreja do Nazareno, em conformidade com os princípios da legislação constitucional estabelecida entre nós, por meio deste ordenar, adotar e apresentado como a lei fundamental ou Constituição da Igreja do Nazareno os artigos de Fé, o Pacto de Caráter cristão e os artigos de Organização e Governo seguintes, a saber:

ARTIGOS DE FÉ


1. Cremos em um só eternamente existente, Deus infinito, Soberano Criador e Sustentador do universo; que somente Ele é Deus, santos na natureza, atributos e propósitos. O Deus que é santo amor e luz é trino no Seu ser, revelado como Pai, Filho e Espírito Santo.

(Gênesis 1; Levítico 19:2; Deuteronômio 6:4-5; Isaías 5:16, 6: 1-7; 40: 18-31; Mateus 3: 16-17; 28: 19-20; João 14:6 -27;1 Coríntios 8:6;2 Coríntios 13:14, Gálatas 4:4-6; Efésios 2:13-18; 1 João 1;5; 4 8).


2. Nós acreditamos em Jesus Cristo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade; que Ele é eternamente um com o Pai; que encarnou pelo Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria, para que duas naturezas perfeitas e completas, ou seja, a divindade e a humanidade se uniram em uma Pessoa, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, o Deus-homem.

Nós acreditamos que Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados, e que Ele verdadeiramente ressuscitou dos mortos e tomou de novo o Seu corpo, juntamente com tudo o que pertence à perfeição da natureza humana, e com isto subiu ao céu, onde Se ocupa em interceder por nós.

(Mateus 1:20-25; 16:15-16; Lucas 1:26-35; João 1:1-18; Atos 2:22-36; Romanos 8: 3,32-34; Gálatas 4:4-5 ; Filipenses 2:5-11; Colossenses 1:12-22; 1 Timóteo 6:14-16; Hebreus 1: 1-5; 7:22-28; 9:24-28; 1 João 1:1-3; 4: 2-3,15)


3. Cremos no Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que Ele está sempre presente e operando eficientemente dentro e com a Igreja de Cristo, convencendo o mundo do pecado, regenerando aqueles que se arrependem e creem, santificando os crentes e guiando em toda a verdade como ela é em Jesus.

(João 7:39;14: 15-18, 26; 16:7-15; Atos 2:33; 15:8-9; Romanos 8:1-27; Gálatas 3:1-14; 4: 6; Efésios 3:14-21; 1 Tessalonicenses 4:7-8; 2 Tessalonicenses 2:13; 1 Pedro 1:2; 1 João 3:24; 4:13).


4. Cremos na inspiração plena das Escrituras Sagradas, pelas quais entendemos os 66 livros do Antigo e Novo Testamentos, dadas por inspiração divina, revelando sem erros a vontade de Deus a nosso respeito em todas as coisas necessárias para nossa salvação, de modo que tudo o que não se encontra nelas não pode ser imposto como um artigo de fé.

(Lucas 24:44-47; João 10:35; 1 Coríntios 15:3-4; 2 Timóteo 3:15-17; 1 Pedro 1: 10-12;2 Pedro 1:20-21).


5. Cremos que o pecado veio ao mundo através da desobediência dos nossos primeiros pais, e pelo pecado a morte. Cremos que o pecado é de dois tipos: o pecado original ou depravação, e pecado atual ou pessoal.

5.1. Cremos que o pecado original, ou depravação, é aquela corrupção da natureza de todos os filhos de Adão pela qual o homem está muito longe da retidão original, ou o estado de pureza dos nossos primeiros pais no momento da sua criação, é avesso a Deus, não tem vida espiritual e é inclinado para o mal, e isto continuamente. Acreditamos ainda que o pecado original continua a existir com a nova vida do regenerado, até que o coração está completamente purificados pelo batismo com o Espírito Santo.

5.2. Cremos que o pecado original difere do pecado atual, em que constitui uma propensão herdada para o pecado atual, pela qual ninguém é responsável até o remédio divinamente providenciado é negligenciado ou rejeitado.

5.3. Cremos que o pecado atual ou pessoal constitui uma violação voluntária da vontade conhecida de Deus por uma pessoa moralmente responsável. É, portanto, não devem ser confundido com deficiências involuntárias e inescapáveis, enfermidades, faltas, erros, falhas ou outros desvios de um padrão de perfeita conduta, que são os efeitos residuais da queda. No entanto, tais efeitos inocentes não incluem atitudes ou respostas contrárias ao espírito de Cristo, o que pode ser chamado propriamente pecados do espírito. Cremos que o pecado pessoal é, primária e essencialmente, uma violação da lei do amor; e que, em relação a Cristo, pecado pode ser definido como descrença.

(Pecado original: Gênesis 3,6:5; Jo 15:14, Salmo 51:5; Jeremias 17:9-10; Marcos 7:21-23; Romanos 1:18-25; 5:12-14; 7:1-8: 9; 1 Coríntios 3:1-4, Gálatas 5:16-25; 1 João 1: 7-8 pecado pessoal: Mateus 22: 36-40 {com 1 João 3: 4}; João 8:34-36; 16:8-9; Romanos 3:23; 6: 15-23; 8: 18-24; 14:23; 1 João 1: 9-2: 4; 3: 7-10).


6. Nós acreditamos que Jesus Cristo, pelos Seus sofrimentos, pelo derramamento de Seu próprio sangue e pela Sua morte na Cruz, fez uma expiação completa para todo o pecado humano; e que esta Expiação é a única base de salvação, e que é suficiente para cada indivíduo da raça de Adão. A Expiação é benignamente eficaz para a salvação daqueles incapazes de responsabilidade moral e para as crianças na inocência, mas somente é eficaz para a salvação daqueles que chegam à idade da responsabilidade, quando se arrependem e creem.

(Isaías 53:5-6, 11; Marcos 10:45; Lucas 24:46-48; João 1:29; 3:14-17; Atos 4:10-12; Romanos 3:21-26; 4:17 -25; 5:6-21; 1 Coríntios 6:20, 2 Coríntios 5: 14-21; Gálatas 1:3-4; 3:13-14; Colossenses 1:19-23; 1 Timóteo 2:3-6 ; Tito 2:11-14; Hebreus 2:9; 9:11-14; 13:12; 1 Pedro 1:18-21; 2:19-25; 1 João 2:1-2).


7. Acreditamos que a criação da raça humana à imagem de Deus a capacidade de escolher entre o certo e o errado, e que, assim, seres humanos foram feitos moralmente responsáveis; que, através da queda de Adão se tornaram depravados, de modo que não pode agora virar e preparar-se por sua própria força natural e trabalha para a fé e a comunhão com Deus. Mas também acreditamos que a graça de Deus por meio de Jesus Cristo é dada gratuitamente a todas as pessoas, capacitando todos os que queiram converter-se do pecado para a retidão, a crer em Jesus Cristo, para perdão e purificação do pecado, e a praticar boas obras agradáveis e aceitáveis à Sua vista.

Nós acreditamos que todas as pessoas, ainda que possuam a experiência de regeneração e inteira santificação, pode cair da graça, apostatar e, a menos que se arrependam dos seus pecados, ser irremediavelmente e eternamente perdidos.

(Imagem de Deus e a responsabilidade moral: Gênesis 1:26-27; 2:16-17; Deuteronômio 28: 1-2;30:19; Salmo 8: 3-5, Isaías 1: 8-10; Jeremias 31:29-30; Ezequiel 18:1-4; Miquéias 6:8; Romanos 1:19-20; 2:1-16; 14:7-12; Gálatas 6:7-8 incapacidade natural: Jó 14:4; 15:14; Salmos 14:1-4; 51: 5; João 3: 6-A; Romanos 3:10-12; 5:12-14, 20a; 7:14-25 livre graça e obras de fé: Ezequiel 18:25-26; João 1:12-13; 3:6b; Atos 05:31; Romanos 5:6-8, 18; 6: 15-16, 23; 10:6-8; 11:22; 1 Coríntios 2:9-14; 10:1-12; 2 Coríntios 5:18-19; Gálatas 5:6; Efésios 2:8-10; Filipenses 2:12-13; Colossenses 1:21-23; 2 Timóteo 4:10a; Tito 2:11-14; Hebreus 2:1-3; 3:12-15; 6:4-6; 10:26-31; James 2:18-22; 2 Pedro 1:10-11; 2: 20-22).


8. Cremos que o arrependimento, que é uma sincera e completa mudança da mente em relação ao pecado, incluindo o sentimento de culpa pessoal e um afastamento voluntário do pecado, é exigido de todos os que, por ato ou pecadores finalidade tornar-se contra Deus . O Espírito de Deus dá a todos os que se arrependerem a ajuda benigna da penitência do coração ea esperança da misericórdia, para que possam crer para o perdão e a vida espiritual.

(2 Crônicas 7:14; Salmos 32:5-6; 51:1-17; Isaías 55:6-7; Jeremias 3:12-14; Ezequiel 18: 30-32; 33:14-16; Marcos 1:14-15; Lucas 3:1-14; 13:1-5; 18:9-14; Atos 2:38; 3:19; 05:31; 17:30-31; 26:16-18; Romanos 2:4; 2 Coríntios 7:8-11; 1 Tessalonicenses 1:9; 2 Pedro 3:9).


9. Cremos que a justificação é o ato gracioso e judicial de Deus pelo qual Ele concede perdão completo de toda a culpa e liberação completa da penalidade dos pecados cometidos, e aceitação como justo, para todos os que crêem em Jesus Cristo e recebê-Lo como Senhor e Salvador.

9.1. Acreditamos que a regeneração, ou o novo nascimento, é aquela obra da graça de Deus pela qual a natureza moral do arrependido que é vivificada espiritualmente, recebendo uma vida distintamente espiritual, capaz de fé, amor e obediência.

9.2. Cremos que a adoção é aquele ato gracioso de Deus pelo qual o crente justificado e regenerado se constitui um filho de Deus.

9.3. Cremos que a justificação, a regeneração e a adoção são simultâneas na experiência daqueles que buscam a Deus e são obtidas na condição de fé, precedida pelo arrependimento; e que, para este trabalho e estado de graça o Espírito Santo testifica.

(Lucas 18:14; João 1:12-13; 3:3-8; 05:24; Atos 13:39; Romanos 1:17; 3: 21-26, 28; 4:5-9, 17-25 ; 5:1, 16-19; 6:4; 7:6; 8:1, 15-17; 1 Coríntios 1:30; 6:11; 2 Coríntios 5:17-21; Gálatas 2:16-21; 3:1-14, 26; 4:4-7; Efésios 1: 6-7; 2: 1, 4-5; Filipenses 3:3-9, Colossenses 2:13, Tito 3:4-7; 1 Pedro 1.23; 1 João 1:9, 3: 1-2, 9, 4: 7; 5:1, 9-13, 18).


10. Acreditamos que a santificação é a obra de Deus que transforma os crentes à semelhança de Cristo. É operada pela graça de Deus através do Espírito Santo na santificação inicial, ou regeneração (simultânea com a justificação), a inteira santificação, e continuou o trabalho aperfeiçoamento do Espírito Santo culminando na glorificação. Na glorificação estamos totalmente conformes à imagem do Filho.

Cremos que a inteira santificação é aquele ato de Deus, subsequente à regeneração, pela qual os crentes são libertados do pecado original, ou depravação, e levados a um estado de inteira devoção a Deus e à santa obediência do amor tornado perfeito.

É operada pelo batismo com ou enchimento do Espírito Santo, e numa só experiência, a purificação do coração do pecado e da permanente presença íntima do Espírito Santo, dando ao crente poder para a vida e serviço. A inteira santificação é garantida pelo sangue de Jesus, realiza-se instantaneamente pela graça mediante a fé, precedida pela inteira consagração; e desta obra e estado de graça o Espírito Santo testifica.

Esta experiência é também conhecida por vários termos que representam diferentes aspectos, tais como a "perfeição cristã", "amor perfeito", "pureza do coração", "batismo com ou enchimento do Espírito Santo", "plenitude da bênção" e "santidade cristã".

10.1. Nós acreditamos que há uma distinção bem definida entre um coração puro e um caráter maduro. O primeiro é obtido instantaneamente, o resultado da inteira santificação; o último é o resultado do crescimento na graça.

Acreditamos que a graça da inteira santificação inclui o impulso divino para crescer na graça como um discípulo de Cristo. No entanto, este impulso deve ser conscientemente alimentado e cuidado a atenção dada aos requisitos e processos de desenvolvimento espiritual e melhoria na semelhança de Cristo de caráter e personalidade. Sem tal esforço intencional, o testemunho do crente pode ser prejudicada ea graça em si frustrado e, finalmente, perdeu.

Participar dos meios da graça, especialmente a comunhão, disciplinas, e os sacramentos da Igreja, crentes a crescer na graça e no amor incondicional a Deus e ao próximo.

(Jeremias 31:31-34; Ez 36:25-27; Malaquias 3:2-3; Mateus 3:11-12; Lc 3: 16-17; João 7: 37-39; 14:15-23; 17: 6-20; Atos 1:5; 2:1-4; 15: 8-9; Romanos 6:11-13, 19; 8: 1-4, 8-14; 12: 1-2; 2 Coríntios 6 :14-7:1; Gálatas 2:20; 5: 16-25; Efésios 3:14-21; 5:17-18, 25-27; Filipenses 3:10-15; Colossenses 3:1-17; 1 Tessalonicenses 5:23-24; Hebreus 4:9-11; 10: 10-17; 12: 1-2; 13:12; 1 João 1:7, 9).

( "Perfeição cristã", "perfeito amor": Deuteronômio 30:6; Mateus 5:43-48; 22:37-40; Romanos 12:9-21; 13: 8-10; 1 Coríntios 13; Filipenses 3:10 -15; Hebreus 6:1; 1 João 4: 17-18 "Pureza do coração": Mateus 5:8; Atos 15:8-9; 1 Pedro 1:22; 1 João 3:3 "Batismo com o Espírito Santo": Jeremias 31:31-34; Ezequiel 36:25-27; Malaquias 3:2-3; Mateus 3: 11-12; Lucas 3:16-17; Atos 1:5; 2:1-4; 15:8-9 "Plenitude da bênção": Romanos 15:29 "santidade cristã": Mateus 5:1-7: 29; João 15:1-11; Romanos 12: 1-15:3; 2 Coríntios 7:1; Efésios 4:17-5: 20; Filipenses 1:9-11; 3: 12-15; Colossenses 2:20-3: 17; 1 Tessalonicenses 3:13; 4: 7-8; 05:23; 2 Timóteo 2:19-22; Hebreus 10:19-25; 00:14; 13: 20-21; 1 Pedro 1: 15-16; 2 Pedro 1: 1-11; 03:18).


11. Cremos na Igreja, a comunidade que confessa a Jesus Cristo como Senhor, o povo da aliança de Deus feito novo em Cristo, o Corpo de Cristo chamado e congregado pelo Espírito Santo através da Palavra. Deus chama a Igreja a exprimir a sua vida na unidade e na comunhão do Espírito; na adoração através da pregação da Palavra, na observação dos sacramentos e no ministério em seu nome; pela obediência a Cristo, uma vida santa e responsabilidade mútua.

A missão da Igreja no mundo é a de participar no ministério redentor e reconciliador de Cristo no poder do Espírito. A Igreja cumpre a sua missão fazendo discípulos através do evangelismo, educação, mostrando compaixão, trabalhando para a justiça, e dando testemunho do reino de Deus.

A Igreja é uma realidade histórica que se organiza em moldes culturalmente condicionados, existe tanto quanto congregação local como um corpo universal, e também separa pessoas chamadas por Deus para ministérios específicos. Deus chama a Igreja para viver sob a Sua orientação em antecipação a consumação na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.

(Êxodo 19:3; Jeremias 31:33, Mateus 08:11; 10:7; 16: 13-19, 24; 18: 15-20; 28: 19-20; João 17:14-26; 20:21-23; Atos 1:7-8; 2:32-47; 6:1-2; 13:1; 14:23; Romanos 2:28-29; 4:16; 10:9-15; 11:13 -32; 12:1-8; 15: 1-3; 1 Coríntios 3:5-9; 07:17; 11: 1, 17-33; 12: 3, 12-31; 14:26-40; 2 Corinthians 5:11-6: 1; Gálatas 5:6, 13-14; 6: 1-5, 15; Efésios 4:1-17; 5:25-27; Filipenses 2:1-16; 1 Tessalonicenses 4:1-12; 1 Timóteo 4:13; Hebreus 10: 19-25; 1 Pedro 1: 1-2, 13; 2: 4-12, 21; 4: 1-2, 10-11; 1 João 4:17 ; Jude 24; Apocalipse 5: 9-10).


12. Cremos que o batismo cristão, ordenado pelo nosso Senhor, é um que significa a aceitação sacramento dos benefícios da expiação de Jesus Cristo, para ser administrado aos crentes e é declarativo da sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador, e pleno propósito de obediência em santidade e justiça. Sendo o batismo símbolo da nova aliança, as crianças poderão ser batizadas mediante solicitação dos pais ou responsáveis, que deve dar garantia para eles o necessário ensino cristão. O batismo pode ser administrado por aspersão, derramamento ou imersão, de acordo com a escolha do candidato.

(Mateus 3:1-7; 28:16-20; Atos 2:37-41; 8:35-39; 10:44-48; 16:29-34; 19:1-6; Romanos 6: 3- 4; Gálatas 3:26-28; Colossenses 2:12; 1 Pedro 3:18-22).


13. Cremos que o Memorial e de Comunhão Ceia instituída por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é essencialmente um sacramento do Novo Testamento declarativo da morte sacrificial, através dos méritos de que os crentes têm vida e salvação e promessa de todas as bênçãos espirituais em Cristo. É distintivamente para aqueles que estão preparados para uma reverente apreciação do seu significado e por meio dela anunciam publicamente a morte do Senhor, até que Ele venha novamente. Sendo esta a festa da Comunhão, somente aqueles que têm fé em Cristo e amor pelos irmãos devem ser convidados a participar dela.

(Êxodo 12:1-14; Mateus 26:26-29; Marcos 14:22-25; Lucas 22:17-20; João 6:28-58; 1 Coríntios 10:14-21; 11:23-32).


14. Cremos na doutrina bíblica da cura divina e exortamos o nosso povo para oferecer a oração da fé para a cura dos doentes. Nós também acreditamos que Deus cura através de recursos da ciência médica.

(2 Reis 5:1-19; Salmo 103:1-5; Mateus 4:23-24; 9:18-35; João 4:46-54; Atos 5:12-16; 9: 32-42; 14 : 8-15; 1 Coríntios 12:4-11; 2 Coríntios 12:7-10; James 5:13-16).


15. Cremos que o Senhor Jesus Cristo virá novamente; que nós que estamos vivos na Sua vinda, não precederemos os que dormem em Cristo Jesus; mas que, se permanecermos n'Ele, seremos arrebatados com os santos ressuscitados para encontrarmos o Senhor nos ares, de modo que estaremos para sempre com o Senhor.

(Mateus 25:31-46; João 14:1-3; Atos 1:9-11; Filipenses 3:20-21; 1 Tessalonicenses 4:13-18; Tito 2:11-14; Hebreus 9:26-28 ; 2 Pedro 3:3-15; Apocalipse 1:7-8; 22: 7-20).


16. Nós cremos na ressurreição dos mortos, que tanto os corpos dos justos e dos injustos serão ressuscitados e unidos com seus espíritos - "os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição da condenação”.

16.1. Cremos no juízo futuro no qual cada pessoa terá de comparecer diante de Deus para ser julgado de acordo com os seus feitos nesta vida.

16.2. Acreditamos que a vida gloriosa e eterna é assegurada a todos aqueles que creem em e segue obedientemente, Jesus Cristo, nosso Senhor; e que finalmente o impenitente sofrerão eternamente no inferno.

(Gênesis 18:25; 1 Samuel 02:10; Sl 50: 6; Isaías 26:19; Daniel 12: 2-3; Mateus 25:31-46; Marcos 9:43-48; Lucas 16:19-31; 20:27-38; João 3:16-18; 5:25-29; 11:21-27; Atos 17:30-31; Romanos 2:1-16; 14:7-12; 1 Coríntios 15:12 -58; 2 Coríntios 5:10; 2 Tessalonicenses 1: 5-10; Apocalipse 20: 11-15; 22: 1-15).

(1) As referências bíblicas apoiam os Artigos de Fé e foram colocados aqui pela ação da Assembléia Geral 1976, mas não devem ser considerada parte do texto constitucional.

(2) mudanças constitucionais adotadas pela Assembléia Geral 2013 estão em processo de ratificação pelas assembleias distritais no momento da impressão. Onde estão sendo feitas mudanças, as palavras em itálico são novas palavras e palavras entre parênteses [] são palavras que estão sendo excluídos.

 

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