segunda-feira, 2 de agosto de 2021

A igreja de Sardes


 

(Apocalipse 3:1b)

“Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.”


             Certa vez, o Senhor Jesus estando com fome aproximou-se de uma figueira. Em Marcos 11:12-14 é relatado que ela estava com muitas folhas dando a entender que possuía muitos frutos. Apesar disso, o Senhor não encontrou um fruto sequer. Por que isso ocorreu? - Aparência!

    A cidade de Sardes ficava localizada na província romana da Ásia na parte ocidental - hoje Turquia Asiática. Ela possuía muito ouro do rio Pactolo, era próspera na indústria de lanifícios (produção de lã) e também era rica na extração de metais entre outras riquezas. Mesmo passando por um terremoto se reergueu com o Imperador Augusto.

    A igreja de Sardes tinha uma vida ativa, porém estava infectada pelo pecado. Possuía uma boa aparência, mas era corrupta em seu interior. Era complacente com a adoração ao Imperador e a Artemis (deusa da guerra e fertilidade). Apesar desse cenário catastrófico, alguns cristãos não contaminaram as suas vestes (Apocalipse 3:4). Esse é um grande ensinamento para os dias atuais. Não seja complacente com o pecado! Não viva de aparência!

 

Nenhum comentário: