quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Caim matou Abel

 

(Gênesis 4:8)

“E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.”

             Hoje reservei-me para efetuar uma leitura sobre o fratricídio (assassinato entre irmãos) ocorrido com grande probabilidade histórica na planície de Damasco entre Abel e Caim. O relato bíblico (Gênesis 4:3-16) é repleto de informações que podem ser abordadas com grandes riquezas espirituais abrangendo ensinamentos.

             Dentre essas riquezas espirituais, observemos o relato em Gênesis 4:4 ao dizer “Abel por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho”. Podemos expor a palavra “primícias” que significa “o que começa ou se apresenta em primeiro lugar”. No tocante à religião o significado passa a ser “a primeira parte de algo que deve ser reservado para Deus”. Sendo assim, pode-se abordar um tema sugestivo como por exemplo Primícias para Deus.

             Outro ponto importante seria a observação em Gênesis 4:8 conforme descrito no início. Por que Caim levou Abel para o campo? Caim já estava movido pelo ódio? Existe uma frase que diz: “O que o amor é para Deus, o ódio é para o diabo”. Lhe convidando a mergulhar nas Escrituras Sagradas, finalizo essa brevíssima exposição bíblica com a explanação de Russel N. Champlin que diz: “Caim teve o cuidado de assassinar a seu irmão em um local onde não pudesse ser observado. Mas coisa alguma é feita em segredo que não venha a ser revelado.”

 

Deus te abençoe!

Nenhum comentário: