sábado, 2 de novembro de 2024

A PSICOLOGIA NA ÁREA DO ACONSELHAMENTO

 


A fim de aumentar a eficácia no aconselhamento, muitos líderes de igreja têm procurado as opiniões de psicólogos e outros profissionais que cuidam da saúde mental. A psicologia é naturalmente um campo de estudo altamente complexo e popular hoje em dia, tratando tanto do comportamento animal como humano.

 O estudante universitário que faz um curso introdutório à psicologia geral encontra com frequência uma porção de estatísticas, termos técnicos e "dados científicos" sobre inúmeros tópicos aparentemente sem importância. Os cursos em nível de seminário sobre o aconselhamento pastoral tendem a ser mais relevantes e concentrados nas pessoas. Mesmo assim o estudante talvez se perca num labirinto de teorias e técnicas pouco proveitosas quando se depara com um ser humano confuso e sofrendo.

 

PSICOLOGIA – O ESTUDO DO COMPORTAMENTO HUMANO


Como um campo de estudo, a psicologia científica tem cerca de 100 anos de idade. Durante o século passado, Deus permitiu que os psicólogos desenvolvessem instrumentos de pesquisa para o estudo do comportamento humano e publicações profissionais para apresentarem suas descobertas. Centenas de milhares de pessoas buscaram ajuda e os conselheiros profissionais aprenderam o que faz as pessoas reagirem e como podem mudar. Nosso conhecimento está longe de ser completo e perfeito, mas a pesquisa psicológica cuidadosa e a análise de dados levaram a um vasto reservatório de conclusões sabidamente úteis aos aconselhados e a quem quer que se disponha a ajudar eficazmente as pessoas. Até mesmo os que querem por de lado o campo da psicologia, usam frequentemente termos psicológicos em seus escritos e técnicas de origem psicológica em seu aconselhamento.

 

Fonte: Curso de Clínica Pastoral (IBADERJ)

 (Parte 2) Acompanhe as demais postagens.


Nenhum comentário: