CETICISMO
Filosofia segundo a qual ninguém pode chegar a qualquer conhecimento indubitável. Duvida da existência de Deus, em maior ou menor grau que o agnosticismo. O ceticismo não nega, mas exige que se duvide da existência de Deus. Dizem que o verdadeiro conhecimento, se é que este existe, está além da capacidade do homem.
POLITEÍSMO
Crença na existência de vários deuses. Religião em que há pluralidade de deuses. Geralmente essa crença em vários deuses é acompanhada de idolatria.
PANTEÍSMO
Doutrina que afirma que a totalidade do universo é um único deus; ele está imanente em tudo, e todas as coisas são deus, quer sejam boas, quer sejam más. Para eles, Deus é tudo e tudo é Deus. Esse modo de pensar faz do homem Deus, e Deus de homem. Segundo esta doutrina, todas as coisas são como pedaços de Deus, por exemplo: um pau, o sol, uma formiga, uma flor, uma pedra, uma árvore, um papel, o homem. Consideram a Deus como uma imensa folha de papel, que foi rasgada em milhões de pedacinhos.
DUALISMO
Teoria concernente a duas substâncias ou princípios distintos e irredutíveis, dividindo as substâncias individuais, classificações morais ou as entidades, como explicação possível do mundo e da vida. dois seres, um bom e um outro mal.
DEÍSMO
Teoria que diz que Deus é o princípio ou causa do mundo, infuso ou difuso na natureza, como o arquiteto do universo. Deus criou o mundo e o “abandonou” a própria sorte. Afirmam que Deus se encontra no mundo, pois Ele é o Criador deste, porém Ele não exerce qualquer tipo de domínio completo sobre ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário