A discalculia é a dificuldade para aprender matemática, que impede a criança de entender cálculos simples, como somar ou subtrair valores, mesmo quando não existe outro problema de cognição. Dessa forma, esta alteração é muitas vezes comparada com a dislexia, mas para números. Normalmente, quem sofre com este problema também tem grande dificuldade em compreender quais os números que são maiores ou menores.
Embora ainda não seja conhecida
sua causa específica, a discalculia está muitas vezes associada a outros problemas
de concentração e compreensão, como déficit de atenção e hiperatividade ou dislexia,
por exemplo.
Os primeiros sintomas de
discalculia surgem durante por volta dos 4 a 6 anos, quando a criança está
aprendendo os números , e incluem:
•Atraso na aprendizagem para somar números;
•Dificuldade para saber qual o número maior, quando comparando
números simples como 4 e 6;
•Não consegue criar estratégias para fazer contas, como contar
nos dedos, por exemplo;
•Dificuldade extrema para cálculos mais complexos do que
somar;
•Evitar
fazer atividades que possam envolver matemática.
Não existe um único teste ou exame capaz de diagnosticar a discalculia, sendo, para isso, importante consultar um pediatra que deve fazer avaliações frequentes das capacidades de cálculo da criança até que seja possível confirmar o diagnóstico.
Quando existe suspeita de que a
criança possa ter discalculia é importante avisar os familiares e professores para
que estejam atentos a possíveis sinais do problema, além de permitir em mais tempo
e espaço para que realize tarefas que envolvam o uso de números.
Uma vez que a matemática é uma
das matérias que mais ajuda no desenvolvimento cognitivo, este problema deve ser
identificado mais cedo possível, para iniciar o tratamento e evitar sentimentos
de insegurança e incerteza, por exemplo.
O tratamento para a discalculia
deve ser feito em conjunto pelos pais, familiares, amigos e professores e consiste
em ajudar a criança a desenvolver estratégias que permitam contornar o seu problema.
Para isso, é muito importante tentar identificar áreas onde a criança tem maior
facilidade, tentando depois incluí-las na aprendizagem de números e cálculos. Por
exemplo, se existir facilidade para fazer desenhos, pode-se pedir que a criança
desenhe 4 laranjas e, depois, 2 bananas e, por fim, tentar contar quantas frutas
foram desenhadas.
Fonte:
www.institutoneuro.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário